Quais atividades vocês gostariam de ter neste semestre?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Banda José Siqueira faz homenagem ao choro


O concerto será nesta quarta-feira (20), às 11h, no Centro de Vivência do CCHLA, Campus da UFPB, em João Pessoa.

Nesta quarta-feira (20), às 11h, o Centro de Vivência do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, vai ser palco para música de qualidade, com a apresentação da Banda Sinfônica José Siqueira. A apresentação terá as participações dos solistas Arimatéia Veríssimo (Teinha), Sandoval Moreno e Gilvan Pereira.

O concerto, segundo o professor Sandoval Moreno, coordenador e maestro, faz homenagem ao dia Nacional do Choro (23 de abril). “Aproveitamos o momento e resolvemos antecipar as comemorações, por conta da Semana Santa já que a data é no sábado”, acrescentou o maestro.

Na programação desta quarta-feira, a Banda Sinfônica José Siqueira terá a regência dos maestros Sandoval Moreno, David Xavier e Marcos Toniolo e tocará os chorinhos “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Lamento” (Pixinguinha e Vinicius), “Tico Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Um Chorinho na Aldeia” (Severino Araújo), “Choro na Mosca” (Jacob do Bandolim) e uma seqüência de chorinhos de vários autores.

Integrada por alunos do Departamento de Música da UFPB e a Escola de Música “Anthenor Navarro”, a Banda Sinfônica que leva o nome de um dos paraibanos mais ilustres, o mestre José Siqueira, natural de Conceição – no Sertão da Paraíba, que foi professor de Harmonia da Escola de Música do Instituto Nacional de Música da UFRJ. Membro fundador da Academia Brasileira de Música e da Academia Brasileira de Artes.

Deve-se a ele a criação da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra de Câmara do Brasil, Sociedade Artística Internacional, O Clube do Disco e a Ordem dos músicos do Brasil. A Banda Sinfônica José Siqueira foi criada, em 1986, no Departamento de Música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Na sua programação de concertos tem dado ênfase ao repertório brasileiro e ao tradicional de banda sinfônica.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário