Quais atividades vocês gostariam de ter neste semestre?

sábado, 9 de abril de 2011

Dia de ação global contra gastos militares


Os alunos da primeira turma do Bacharelado em Tradução da UFPB estão fazendo traduções para ONGs e entidades sem fins lucrativos como tarefa da disciplina de Prática de Tradução por mim ministrada. Assim, aceitaram incumbência de traduzir ao português material relativo ao Dia de Ação Global contra Gastos Militares (GDAMS, sigla em inglês), que ocorrerá no próximo 12 de abril, data em que o Stockholm International Peace Research Institute’s (SIPRI) divulgará o gasto mundial em militarização no ano de 2010.

O trabalho de nossos alunos está disponível no site http://www.controledearmas.org/ e provavelmente, nas próximas horas, também no site http://demilitarize.org/

Alguns estudantes, no entanto, mais do que o envolvimento com o texto, acabaram se envolvendo com a causa. Em função disso, liderados pela turma do 4º período, os alunos de Tradução estão organizando um Dia de Ação Global contra Gastos Militares no próximo 12 de abril, a contar com as seguintes atividades:

10h30 – webconferência com Gustavo Oliveira Vieira, professor da UFPEL e pesquisador de Direito Humanitário e controle de armas. Local: Auditório da UFPB Virtual.

11h30 – atividades na Praça da Alegria, para sensibilização e conscientização para a questão.

Além disso, pedem que quem se sentir sensibilizado pelo tema venha de branco na próxima terça-feira como um sinal de apreço a paz. Estamos fazendo contatos com alguns órgãos de imprensa e a opinamos que o efeito visual será interessante ao se fotografar os corredores ou o auditório durante a palestra se todos estiverem usando branco. Ademais, no dia, nossos alunos estarão divulgando mensagens-padrão para serem postadas via twitter e facebook a conter o montante de gastos militares em 2010, conforme Relatório SIPRI. Também apresentarão um e-mail-padrão para ser enviado ao Ministério de Defesa do Brasil pedindo remanejamento do orçamento pró-militarização para atendimento das necessidades básicas humanas e maior preocupação com atendimento dos objetivos da ONU para o milênio (como erradicação da fome e pobreza extremas, redução das desigualdades sociais e de gênero, etc). Também um email-padrão para ser enviado ao Ministério de Relações Exteriores pedindo redefinição da política do país frente ao Direito Humanitário Internacional será disponibilizado no dia 12.

Aos que gostaram da idéia e já querem participar, enviamos a seguinte mensagem, para ser postada por facebook e compartilhada com os amigos:

Em 2009, os gastos militares mundiais foram de US$1,5 tri. O orçamento da ONU corresponde a 1,8% desse valor. 12 de abril será o Dia de Ação Global Contra os Gastos Militares: mais atenção aos objetivos da ONU para o milênio e menos gastos em militarização! Acesse demilitarize.org e controledearmas.org. Copie essa mensagem em seu mural! Desarmamento sustentável para desenvolvimento sustentável: compartilhe esta idéia

Para o twitter:

Em 2009, os gastos militares mundiais foram US$ 1,5 tri. 12 de abril é dia de dizer CHEGA! Acesse: http://www.controledearmas.org/

Quem puder nos ajudar com qualquer contato com órgãos de imprensa e divulgação deste material, por favor, me comunique! Cabe destacar que esta ação integra um movimento mundial, que certamente receberá bastante atenção na mídia européia. Na América Latina, lamentavelmente, as coisas são um pouco diferentes quando se fala de sociedade civil organizada. No Brasil, até onde sabemos, haverá manifestações apenas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e a nossa na Paraíba. Vejamos pelo lado positivo: estamos colocando a nossa cidade e universidade no mapa mundi das ações humanitárias. Contamos com vocês para ajudar de qualquer forma possível para que a empolgação desses estudantes encontre eco.

Abraço,

Andrea Kahmann


-- Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário